Eis um breve resumo de cada capítulo do livro "Um MUNDO MELHOR para todos".
Capítulo 1: O dia que meu pai chorou
Tudo começou com numa noite quando o pai de Isabela, muito preocupado, pois tinha perdido o emprego e conversava com sua esposa na cozinha.
Isabela tomou logo uma decisão!!! assumiu que iria ajudar seu pai, controlando os gastos da família!!!
Capítulo 2: O Anjo bom do Brasil
Irmã Dulce era feliz. Sempre procurou atender aos mais necessitados. Daí tiramos uma grande lição: a felicidade, na maioria das vezes, está mais dentro de nós do que nos bens materiais fora de nós.
Capítulo 3: A tranformação de Thiago
Impressionado com a história de Irmã Dulce, Thiago diz: agora sei que preciso fazer alguma coisa pelo planeta e pelas pessoas que o habitam...
Assim, Thiago começa mobilizar-se após entender a necessidade e a importância da palavra solidariedade.
Capítulo 4: Uma luz no fim do túnel
Entenda o sentido figurado da expressão. Assim, podemos dizer que você encontrou uma solução para um problema. Que ainda há uma esperança. É como se você estivesse dentro de um túnel, perdido na escuridão, de repende você enxerga uma luz, a luz mostra que você encontrou a saída.
Os jovens estavam felizes e realizados. O exemplo de Irmã Dulce, fez com que houvesse mudança de atitude de alguns colegas e a vontade de ajudar o próximo.
Capítulo 5: Consumo e consumismo
Eis a importante pergunta: que tipo de mundo seria melhor para todos? Até que ponto a competição é saudável e traz progresso.
E a questão do individualismo, do consumismo. Quanto aos recursos naturais, como estão sendo usados? De que forma? Como estamos vendo hoje a relação do homem com o meio ambiente podemos questionar: como viverão as pessoas no futuro?
Queridos alunos: estas duas palavras são muitíssimo importantes. - Consumo e Consumismo. Então está na hora de você responder a diferença entre consumo e consumismo.
Você verifica que o consumismo é o tempo todo estimulado pelos meios de comunicação! Quando você liga a TV, o rádio, lê uma revista, um jornal, vai ao cinema, tenha certeza que lá estão os comerciais incentivando, ou melhor, quase intimando a consumir, a comprar, comprar e comprar!!!
Então você já compreendeu!!! Ao acompanhar seus pais num supermercado, num shopping, veja lá!!! Lembre-se da palavrinha consumismo e seu significado!!!
Capítulo 6: Trabalho Infantil
Crianças vocês já sabem que o trabalho infantil é proibido por lei. entendem também que as crianças que trabalham não tem tempo nem condições de frequentar a escola ou mesmo brincar. É claro que vocês também entendem que criança trabalhando só representa lucro para os patrões inescrupulosos, exploradores e insensíveis e que o resultado dessa prática é um aumento na pobreza de quem já é absurdamente explorado.
Lembram-se que a Organização Mundial do Trabalho (OIT) estima que no mundo existem cerca de 250 milhões de crianças e adolescentes desenvolvendo algum tio de trabalho e que no Brasil são cerca de 5 milhões. Não seja você um deles!!! Olhe lá heim!!!
Ah!!! no Brasil, o principal órgão que cuida desse assunto é o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
Capítulo 7: Terra, nossa morada
- A Terra, visto lá de cima como os astronautas a veem, parece ser um planeta muito belo, semelhante a uma jóia de rara beleza na imensidão do universo. É importante que cuidemos dela com todo carinho.
- Então!!! você está fazendo a sua parte?
Vocês já verificaram que estão queimando e derrubando as florestas para transformá-las em áreas de pastagens e plantações de soja.
E a poluição da atmosfera, dos rios, dos lagos e oceanos?
Será que o ser humano não está levando tão à sério a responsabilidade de cuidar de sua morada?
Para que a Terra continue habitável, temos muito que fazer. E para começar, precisamos aprender a respeitá-la.
Capítulo 8: Temos muito que aprender
Para que a Terra continue habitável, temos muito que fazer. E para começar, precisamos aprender a respeitá-la.
Queimadas, desmatamentos, uso predatório de recursos naturais não podem continuar ocorrendo.
Crianças! a todo custo temos que aprender a dizer não ao desperdício de água, de alimentos, de recursos naturais... Faça sua parte!!!
Será que somente daremos importância a esses recursos quando vierem a faltar?
É imprescindível aprender a viver em harmonia com a mãe natureza.
Crianças! a educação é algo que gera compreensão da realidade brasileira e instrumentaliza o homem, tornando-o cidadão com consciência plena. Assim, entenderá melhor o mecanismo de dominação de uma minoria abastada sobre uma maioria desprovida das necessidades mais básicas para o seu desenvolvimento.
Capítulo 9: Realidade brasileira
Crianças! a educação é algo que gera compreensão da realidade brasileira e instrumentaliza o homem, tornando-o cidadão com consciência plena. Assim, entenderá melhor o mecanismo de dominação de uma minoria abastada sobre uma maioria desprovida das necessidades mais básicas para o seu desenvolvimento.
Vocês já imaginaram como se apresenta a realidade educacional brasileira?
- E você!!! faz a sua parte em sala de aula? Como aluno(a), você está realmente empenhado em ter um futuro promissor?
Vocês também estão conscientes de que a educação leva a compreensão dos mecanismos de dominação. Das falsas ideias apregoadas pela classe dominante!
As colocações de Rafael foram interessantes. Em princípio questiona o pai sobre a Globalização. Caracterizando a globalização com a velocidade da informação pelo mundo e o barateamento das informações, Rafael entende que o mundo se tornou pequeno.
Capítulo 10: Rafael questiona o pai
As colocações de Rafael foram interessantes. Em princípio questiona o pai sobre a Globalização. Caracterizando a globalização com a velocidade da informação pelo mundo e o barateamento das informações, Rafael entende que o mundo se tornou pequeno.
Rafael questiona o pai se ele conhece todos os operários da sua empresa? Sabe onde moram, quantos filhos tem, se estão bem de saúde? Se o que ganham está dando para viver?
Também fala de alguns trabalhadores apelidados de invisíveis ou sombras.
Já Renata fala sobre a segurança no trabalho.
Capítulo 11: As reflexões de Renata
Já Renata fala sobre a segurança no trabalho.
Diz: será que as pessoas estão bem protegidas quando aos equipamentos de segurança? Assim, continua, os andaimes em que ficam pendurados são mesmo bem seguros?
Entende que os trabalhadores da construção civil precisam ter equipamentos de segurança. Sabe que há leis rígidas e multas pesadas para quem não as cumpre.
Diogo, preocupado com o desmatamento das florestas, as quais cedem lugar às imensas plantações de soja e à criação de gado. Lembra que existem leis que regulam a ocupação do solo e para evitar o desmatamento descontrolado e prejudicial à natureza.
Capítulo 12: Diogo entrevista o tio
Diogo, preocupado com o desmatamento das florestas, as quais cedem lugar às imensas plantações de soja e à criação de gado. Lembra que existem leis que regulam a ocupação do solo e para evitar o desmatamento descontrolado e prejudicial à natureza.
Diogo questiona sobre grandes áreas foram desmatadas para o plantio de soja.
Não esquece Diogo de falar sobre o Movimento dos Sem-Terra (MST). Lembra que a maioria dessas pessoas quer trabalhar no campo porque perdeu seus empregos nas cidades. Lembra também do trabalho escravo, que é uma prática muito combatida mas, que ainda há um grande número de trabalhadores exercendo atividades caracterizadas como trabalho escravo.
Capítulo 13: O testemunho
Neste capítulo o pai de Isabela revela que a vida da sua família teve uma grande mudança. Disse que graças aos esforços de Isabela conseguiu dar a volta por cima, através da demonstração de amor e coragem que ela deu à família.
Crianças e vocês!!!! estão dispostas a colaborarem com seus pais a exemplo de Isabela?
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Abraços à todos!!!
Prof. Rubens Oliveira
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