domingo, 28 de junho de 2009

A participação dos jovens*

A participação dos jovens na política nacional não foi uma concessão de lideranças modernas, supostamente mais democráticas. Assim, como a participação dos negros, da mulher, do analfabeto e de outros segmentos da sociedade que somente em épocas mais recentes conseguiram assegurar o direito ao coto, essa conquista foi fruto de grandes mobilizações dos/as jovens na vida política, é pelo que isso representa de novo em nossa sociedade.

Mesmo entre os jovens, a presença desse fato novo – o direito ao voto – é, ainda, incompreensível, e tem resultado em uma grande ausência dos jovens no exercício de seus direitos. Como acessar direitos sociais se os desconhecem? Como, então, exercê-los se não conseguem visualizá-los?

Os intelectuais, os professores, os movimentos culturais e as mais diferentes organizações sociais que discutem e propõem a ampliação da participação social no processo de tomada de decisão na política nacional, certamente contribuíram para assegurar o direito ao voto do adolescente. Porém, para sua efetivação e para que essa participação se transforme em ações com qualidade social, é necessário que os jovens assumam para si o significado mais amplo do voto: a ação no presente como forma de transformar o futuro.

*texto extraído da cartilha "Voto adolescente, uma conquista cidadã".

Nenhum comentário:

Postar um comentário