Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, “cidadania é a qualidade ou estado do cidadão”, entende-se por cidadão “o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este”.
Cidadania á convivência. Ser cidadão é com-viver. Mas, para que a convivência seja satisfatória, não basta fazer parte da comunidade em que se vive, é preciso tomar parte das decisões que envolvem a vida comum e ter uma vida digna.
Quais são os critérios para avaliar o nível de cidadania de um povo?
1. Na área econômica e social: distribuição de renda, salários justos e menos desiguais, terra, moradia, trabalho, educação, saúde...
2. Na área política: participação das organizações civis e populares: sindicatos, conselhos, associações, acompanhamento do orçamento e funções públicas...
3. Na área da cultura: respeito pela raça, sexo, tradições..., sem criar divisões ou isolamentos. Desenvolver a “cultura da solidariedade, onde a ajuda mútua seja a marca registrada”.
Ao exercer a cidadania, faz-se também política, que é a arte e a virtude de promover o bem comum. Para que isso aconteça, é necessário que cada um cresça como pessoa, amadureça suas relações e se comprometa com a sociedade.
Fazer política é exercer a cidadania, é conviver e participar. Se a pessoa se esconder sob o manto da neutralidade, se omitir, em qualquer destas situações também faz política, mesmo que passivamente. É importante tirar da cabeça que quem faz política são apenas os que têm cargos representativos!
Para construir a Cidadania, o primeiro passo é o rompimento do individualismo: pessoas instituições, movimentos, partidos, governo etc., precisam sair do isolamento e somar forças, para formação de uma sociedade democrática, justa, igualitária e solidária.
Todos tem responsabilidades nos fatos sócio-politico-econômicos em que estamos envolvidos. Se os indicadores sociais estão ruins, todos temos culpa disso. Alguns por intencionalidade, outros por omissão.
Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país.
Cidadania é qualidade de vida!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário