Ética e moral são termos que as pessoas se confundem com certa freqüência. Para diferenciar ética de moral, é importante evidenciar o significado etimológico destas palavras.
A palavra moral tem sua origem de um vocábulo da língua latina: mos (singular) e mores (plural). Significa costume ou regras que determinam a vida. Assim, pode-se afirmar que a moral indica normas e valores que orientam a vida do ser humano para a convivência social.
“A moral define o que é certo ou errado, justo e injusto, lícito e ilícito, permitido e proibido. Determina ações e atitudes que devem ser adotadas pelas pessoas.” (Nunes, 2000)
Ética é um vocábulo que provém da palavra grega ethos, que significa modo de ser, a forma como a pessoa organiza sua própria vida na sociedade. Trata-se do processo por meio do qual a pessoa transforma em normas práticas os valores que vão surgindo dentro de uma cultura num determinado contexto histórico.
"A ética busca aplicar o conhecimento sobre o ser para construir aquilo que deve ser. E, para isso, é indispensável uma boa parcela de conhecimento teórico. Trata-se, assim, de uma interação dialética entre a reflexão interior e ação exterior. Afinal, a teoria sem a prática é estéril, e a prática sem teoria é ingênua".(Cotrim, 1999)
A ética tem a moral como base de estudo, analisa as opções que as pessoas fazem, avalia os costumes, dando-Ihes sustentação ou reprovando-os. Ela é a reflexão crítica sobre a moralidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário