Aluno cego ganha prêmio sobre a vida e a obra de Burle Marx
Morador do Varjão do Torto, região administrativa do Distrito Federal, Igor Carvalho, 13, aluno da Escola Classe 113 Norte, é um dos cinco vencedores do concurso sobre a vida e a obra do paisagista Roberto Burle Marx. No mural da escola, sua redação está exposta para servir de exemplo e incentivo, além de mostrar que é motivo de orgulho da escola.O estudante só escreve quando está na escola, mas não é por preguiça. Igor é cego e não tem a máquina braile em casa, podendo usar somente a máquina doada pelo governo, que fica na escola. Igor ganhou o concurso mostrando outra perspectiva sobre as obras de Burle Marx, falou em sentir ao invés de ver e mostrou sua decepção com o abandono de algumas obras do paisagista.
A professora da sala de recursos, que dá assistência aos alunos com algum tipo de necessidade, Maria Ivone Oliveira, ajudou Igor na pesquisa lendo sobre Burle Marx para ele, já que não existem livros em braile sobre o paisagista, e o acompanhou à Praça dos Cristais,localizada no Setor Militar Urbano,em Brasília, onde foi realizada a premiação do concurso.
A maior dificuldade de Igor é a falta de material, a escola conta apenas com cinco livros paradidáticos em braile. "O acervo para alunos cegos é muito restrito aqui na escola, e mesmo no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) é limitado", afirma Ivone. "Tenho certeza que se eu tivesse a máquina para escrever em casa, poderia ser finalista em muitos outros concursos", diz Igor.
O concurso envolveu cinco escolas públicas e cerca de 100 alunos. Além dos livros sobre Burle Marx, as escolas que tiveram alunos premiados receberão a visita, com direito a um bate-papo, da arquiteta Aurora Santos, prima do paisagista. Na mesma escola, a jovem Lauren Castilhos, 10, ficou na quarta colocação do concurso, "Ele é famoso não só no Brasil, mas no mundo inteiro", comenta Lauren,que se mudou do Rio Grande do Sul para Brasília há quatro anos.
Quem quiser ajudar Igor a comprar uma máquina de escrever em braile, entrr em contato com a professora Maria Ivone pelo número 9202-5405.
Burle Marx por Igor Carvalho
Do caderno Eu Estudante - Correio Braziliense
Clique aqui para ver mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário